TEXTO: Edilson Giacon – Ciprest Mudas

Se você nunca ouviu falar nas plantas galangal, kaffir lime e lemon grass, recomendo experimentá-las na culinária. Na Tailândia, são espécies comuns em jardim e vendidas em maços, para temperar e trazer sabor e perfume aos pratos locais. É semelhante ao nosso famoso cheiro-verde, que leva salsinha, cebolinha e coentro.

O KAFFIR LIME (Citrus hystrix) é uma espécie cítrica, e dela utiliza-se as folhas picadas em refogados e a casca do fruto em temperos para dar um sabor refrescante à comida, principalmente a frutos do mar. A planta lembra um limoeiro. Dá uma florada muito perfumada e vai bem em jardim e em vasos, em solo enriquecido, sob sol pleno.


O LEMON GRASS (Cymbopogon citratus) é comum no Brasil. É o nosso capim-limão ou capim-santo. Aqui, utilizamos as folhas. Na Tailândia, aproveita-se o pseudobulbo, que lembra a cebolinha ou o alho-poró. Essa parte é picada em rodelas e utilizada em refogados. Em jardins, cultive a planta em sol pleno, isolada ou em conjunto. Uma dica: a espécie é perfeita para taludes, principalmente para segurar o barranco contra erosão.

O GALANGAL (Alpinia galanga) é um tipo de alpínia. Seus rizomas de cor branca, levemente rosada, são aromáticos e têm sabor adocicado e pouco picante. São utilizados fatiados, ralados ou macerados. A planta fica linda no jardim. Pode ser cultivada isolada ou em conjunto, em locais em que incida sol apenas de manhã ou com bastante claridade. Prefere solo que segure mais umidade.

EDILSON GIACON tem mais de 40 anos de experiência na produção de espécies ornamentais, frutíferas, nativas e plantas em risco de extinção. É proprietário do Viveiro Ciprest Mudas e Plantas.

Essa reportagem foi publicada na edição 423 da Revista Natureza. Para adquirir, clique aqui.

[wpcs id=9559]