Fotos: Divulgação

Com artesanato brasileiro, design, gastronomia e consumo consciente, evento agita a cena cultural paulistana em um espaço cheio de arte e história

Nos dias 11 e 12 de outubro, a Casa Museu Ema Klabin será palco do tradicional Bazar da Cidade, evento que reúne arte, moda, gastronomia e sustentabilidade. Com entrada gratuita, o bazar acontece nos jardins do museu, projetado por Roberto Burle Marx, e oferece ao público a oportunidade de conhecer e adquirir produtos de cerca de 60 empreendedores independentes. Além das compras, os visitantes poderão aproveitar uma programação cultural variada, com oficinas para as crianças e experiências para todas as idades.

Com uma curadoria cuidadosa, o Bazar da Cidade valoriza o feito à mão e a produção autoral em pequena escala. O público encontrará artesanato de diversas regiões do Brasil, joias produzidas com técnicas variadas, bolsas em fibras naturais, roupas em seda, linho e algodão, bordados exclusivos, além de objetos utilitários e peças de decoração com design singular, uma aposta na economia criativa e no consumo responsável.

Entre as obras mais marcantes do ateliê Armoriarte estão os “Pedidores de Abraços” que vêm conquistando admiradores no Brasil e no exterior. Foto: Divulgação.

Um dos pontos altos desta edição é a participação do ateliê Armoriarte, de Gravatá (PE), criador das emblemáticas esculturas “Pedidores de Abraços”. A dupla de artistas Yran Palmeira e Emeton Kroll transforma memórias afetivas em arte popular com alcance internacional. Inspiradas em cenas da infância de Yran, quando pessoas em situação de vulnerabilidade retribuíam a generosidade de seus pais com abraços, as esculturas carregam poesia e humanidade. “Um abraço é tudo, carrega uma mensagem de união e carinho, tira alguém da depressão, transforma o dia”, afirma o artista. A obra, que já conquistou arquitetos, designers e colecionadores, está sendo registrada em livro. Esta será a primeira participação da dupla no Bazar da Cidade.

Obra Mãe e Filha, de Sandra Barreiro: confeccionada com fita crepe e arame em técnica mista. Foto: Divulgação. 

Premiada no Brasil e no exterior, a artista Sandra Barreiro apresenta esculturas delicadas e expressivas, criadas com materiais como papel, fita crepe e papel machê.
Sua primeira série de obras foi uma releitura poética do trabalho do fotógrafo Sebastião Salgado, transformando temas sociais densos em esculturas viscerais e simbólicas. Desde então, seu percurso artístico passou também pelo lirismo de Manoel de Barros e pela força visual de Cândido Portinari, sempre traduzindo essas referências com profunda sensibilidade. A artista já expôs em cidades como Paris (Carrousel du Louvre), Nova York, Roma e Dubai, e foi vencedora da medalha de ouro na 43ª Semana de Portinari. “Cada vez que crio uma obra, me emociono profundamente, é como entrar em estado de meditação, quase uma prece”, revela. No Bazar da Cidade, além de suas esculturas, Sandra também apresenta criações da sua marca de decoração, a @homeoka.

Joalheria Contemporânea – Arte para vestir

Outro destaque é a presença do Núcleo de Joalheria Contemporânea com o espaço Núcleo Ocupa, reunindo uma curadoria de joalheiros autorais de diversas regiões do país. Fundado e dirigido pela artista joalheira Chrissie Barban, o Núcleo atua como uma plataforma dedicada à promoção da joalheria contemporânea latino-americana.
“Uma joalheria contemporânea é quando a manifestação artística do joalheiro se sobrepõe ao material utilizado, uma peça única, um item colecionável, parte de uma narrativa artística”, afirma Chrissie.

Coletivo Lúdico – Jogos do mundo para todas as idades

Jogos de tabuleiro de diferentes épocas e culturas encantam crianças e adultos. Foto: Divulgação

Para celebrar o mês das crianças, o bazar promove oficinas gratuitas com o Coletivo Lúdico, apresentando jogos de tabuleiro de culturas africanas, asiáticas, europeias e ameríndias, todos produzidos artesanalmente com madeira reciclada. A atividade estimula o desenvolvimento cognitivo e social, além de incentivar o brincar desconectado das telas. “Desde 2019 realizamos pesquisas sobre o tema e já reunimos um acervo com 50 tabuleiros. O preferido das crianças é o tico-tico, um jogo europeu dos anos 1970”, conta Cristian Morais, integrante do coletivo. As oficinas são abertas para todas as idades e acontecem durante os dois dias do evento.

Gastronomia

Chef César Yukio, ganhador da 1º edição do MasterChef Confeitaria em 2024 traz receitas exclusivas como o purupuru nekô, uma panacota de baunilha, acompanhado de calda de frutas vermelhas. Foto: Divulgação

Chef César Yukio, ganhador da 1º edição do MasterChef Confeitaria em 2024 traz receitas exclusivas como o purupuru nekô, uma panacota de baunilha, acompanhado de calda de frutas vermelhas.

A gastronomia também é uma das grandes atrações do bazar. Os visitantes podem saborear pratos de diversas partes do mundo, como as receitas clássicas da região de Bordeaux (França) da Cozinha Voilà; a comida árabe funcional da marca Do oriente ao pote; a culinária grega da Domo Gastronomia Mediterrânea; e as delícias portuguesas como toucinho do céu, barriga de freira e pastel de nata da Santa Nata, além de queijos, doces, vinhos, cervejas artesanais.

Serviço:

Bazar da Cidade
11 e 12 de outubro
sábado, das 11h às 20h
domingo, das 11h às 19h
Oficina para crianças: Jogos do Mundo, das 12h às 17h

Gratuito
Valet no local
Rua Portugal, 43 – Jardim Europa – São Paulo, SP

@emaklabin | @bazardacidade