Na maior mostra de arquitetura, arte e design das Américas, a CASACOR São Paulo, a Casa Buriti, assinada pela arquiteta Fernanda Rubatino, se destaca pelo enfoque na biofilia e pelo compromisso com a sustentabilidade

FOTOS: Yuri Mazara

Instalado no térreo de um dos casarões que ocupam a mostra no parque da Água Branca, o projeto de 260 m² funciona como restaurante e também como espaço de convivência e conexão com a natureza. Batizado de Casa Buriti o espaço integra gastronomia, design e paisagismo. O ambiente valoriza a experiência do visitante por meio da escolha dos materiais, da luz natural, das plantas e de detalhes bem pensados. A decoração é elegante e acolhedora, com uso de madeira, fibras naturais, tecidos com texturas orgânicas e uma paleta que combina tons terrosos, azul-marinho e verdes, inspirada no Cerrado brasileiro. As tintas utilizadas resultam de uma parceria com a Evviva, que lançou no espaço a nova cor Cerrado, apresentada ao mercado em 2025.

Integração com a natureza e reuso de materiais

Na execução do projeto, Fernanda priorizou o reuso de materiais e selecionou fornecedores comprometidos com práticas sustentáveis. Um dos destaques do ambiente é a grande árvore cenográfica de bambu e estrutura em aço corten. No interior do restaurante, a instalação sustenta luminárias em cestarias de fibras naturais. Já na área externa, serve de base para um caramanchão com vasos pendentes de samambaias e jiboias, que reforçam a presença do verde.

O paisagismo da varanda conta ainda com vasos vitrificados preenchidos com costelas-de-Adão e helicônias, que completam a ambientação e trazem vida ao espaço.

Sobre Fernanda Rubatino

Com 15 anos de experiência em projetos residenciais exclusivos e atuação também nas áreas comercial e corporativa, a arquiteta Fernanda Rubatino se destaca por unir estética, funcionalidade e conforto. Seu trabalho alia atenção às demandas técnicas de cada espaço com soluções que valorizam o bem-estar e a praticidade no dia a dia.
Sua atuação é marcada pelo cuidado com os detalhes, pelo compromisso com a qualidade e pela convicção de que a arquitetura contribui para melhorar a vida das pessoas e fortalecer a relação delas com os espaços que ocupam. Esse é o quinto ano da profissional na mostra CASACOR São Paulo.

Sobre a CASACOR São Paulo

A CASACOR São Paulo 2025 acontece pela primeira vez no Parque da Água Branca, na zona Oeste da capital, e ocupa o conjunto de prédios históricos tombados do local com mais de 70 ambientes, distribuídos entre salas, jardins e estruturas de apoio. O tema desta edição, Semear Sonhos, inspira projetos que apostam em soluções mais sustentáveis, acessíveis e integradas ao espaço urbano.

Programe-se:
Parque da Água Branca — Rua Dona Ana Pimentel, 37, portaria G4
De 27 de maio a 03 de agosto de 2025
Terça a domingo, das 11h às 21h
Bilheteria física até 19h / Acesse a bilheteria digital