Conduzida em um suporte de cipó, a suzana-dos-olhos-negros fica parecendo uma arvorezinha

TEXTO CHRISTIANE FENYÖ | FOTOS VALERIO ROMAHN
PRODUÇÃO AIDA LIMA

Muito comuns na Europa, as estruturas em forma de cone usadas para conduzir trepadeiras estão, aos poucos, atraindo a atenção do brasileiros. Feitas de cipó, elas são próprias para encaixar dentro de vasos e, com o tempo, ficam parecendo uma arvoreta florida, já que a planta esconde por completo o suporte. Para que o cone fique sempre bonito, escolha uma trepadeira perene e que floresça o ano todo como, por exemplo, a suzana-dos-olhos-negros (Thunbergia alata). “Ela cresce rapidamente e requer podas quinzenais”, diz o produtor Américo Hiroshi. A dica para uma boa cobertura é não esperar a trepadeira chegar até o topo do cone para iniciar as podas. “Corte os ponteiros quando eles estiverem com três pares de folhas. Assim, eles darão origem a novos ramos”, explica Hiroshi.

Material necessário

  • 1 vaso com substrato bem drenado
  • 1 suporte em forma de cone
  • 1 muda de suzana-dos-olhos-negros

Passo a passo

  • Plante a muda de suzana-dos-olhos-negros no centro do vaso. Use substrato bem drenado, adube a cada 15 dias com NPK 20-20-20 e regue sempre que o substrato estiver seco.
  • Encaixe o suporte de cipó no vaso. Você pode fincá-lo direto no substrato ou, se o cone tiver a base muito larga, encaixá-lo na boca do vaso e usar um cachepô para esconder a “emenda”.
  • Conduza os ramos da trepadeira para que eles envolvam o cone. Pode-os a cada 15 dias para que a planta encha bem a base do suporte. Depois, deixe-os crescer para encobrir o resto da estrutura.

Escolha sua cor preferida

As flores da suzana-dos-olhos negros podem ser amarelas, laranja ou brancas. Embora pertençam à mesma espécie, cada planta tem suas particularidades:

Amarela – é a mais comum e deve ser cultivada sob sol pleno
Laranja – gosta de sol pleno e requer menos regas que a amarela
Branca – é indicada para meia-sombra, pois não suporta muito calor