Com piscina e horta, o jardim de inspiração européia abusou das espécies verdes para definir seus contornos retilíneos

– Por Ana Vazzola | Fotos Gui Morelli | Projeto Roberto Riscala

Mais do que um espaço para curtir ao ar livre, este amplo jardim no interior de São Paulo é um reduto de elegância e sofisticação. Inspirado no estilo europeu, o paisagista Roberto Riscala apostou em espécies esculturais e em linhas geométricas bem marcadas para interligar as áreas de lazer da residência.

Enquanto na piscina buxinhos (Buxus sempervirens) (1) topiados definem os contornos retos dos canteiros, na horta as áreas de cultivo são delimitadas por canteiros elevados.

SOFISTICAÇÃO NAS LINHAS RETAS

A piscina de 12 m x 6 m no centro do jardim é a principal atração de lazer da casa. A borda larga e branca, criada com revestimento cimentício, ressalta o desenho clássico da estrutura, enquanto o tom esverdeado da água – conquistado graças ao uso de pedras hijau verdes – é uma referência ao Mar Mediterrâneo.

Para que os banhistas possam curtir o sol, três espreguiçadeiras metálicas foram dispostas sobre o gramado. E os momentos de descanso ao ar livre ficam mais confortáveis no sofá-concha de fibra sintética acomodado sobre o deque de madeira, de onde se tem uma vista privilegiada para o jardim.

Além de criar um cenário atraente no entorno da piscina, um dos objetivos do profissional na hora de elaborar o paisagismo era camuflar a casa do vizinho. Para tanto, ele criou uma cerca viva (1) em dois níveis: os podocarpos (Podocarpus macrophyllus var. maki), que são mais altos e retilíneos, foram plantados ao fundo, e a camélia (Camellia japonica), à frente. Na sequência vem um canteiro de ciprestes-italianos (Cupressus sempervirens ‘Stricta Group’) (2) forrados por lavanda (Lavandula dentata) (3). O arremate fica por conta da bordadura de buxinhos (4).

O arbusto, que por ser próprio para topiaria é um dos mais usados em jardins clássicos, também aparece em vasos nos cantos da piscina, dessa vez, porém, aparado em forma de esfera.

A piscina chama a atenção por conta do formato clássico e tom esverdeado, uma referência ao Mar Mediterrâneo

 HORTA FUNCIONAL

Para dar bom uso a um cantinho pouco aproveitado na lateral da casa, próximo à piscina, Riscala decidiu instalar no local uma horta com temperos e algumas árvores frutíferas. No espaço de 8 m x 8 m, ele ergueu quatro canteiros de alvenaria de 1 m de altura para facilitar o manuseio das plantas.

O maior deles, que mede 1 m x 1 m, foi reservado para os temperos e hortaliças (1). Já nos outros três, de 80 cm x 80 cm, foram plantadas arvoretas de espécies cítricas, como a lima-da-pérsia (Citrus aurantiifolia) (2), o limão-taiti (Citrus × latifolia) (3) e a laranja (Citrus sinensis) (4).

No chão, viburnos (Viburnum suspensum) (5) topiados e camélias (Camellia japonica) (6) garantem a unidade do espaço com as demais áreas do jardim de estilo europeu.