Texto Edilson Giacon

Para dar um charme extra a qualquer dos seus vasos, o ideal é usar as plantas adequadas para forração. Nada contra a argila expandida ou a casca de pinus, mas, convenhamos, nem se compara a beleza do resultado final. Experimente cultivar forrações vivas, como a gota-de-orvalho (Evolvulus pusillus) sozinha em vaso ou o dinheiro-em-penca (Callisia repens) combinado com o loureiro (Laurus nobilis), para esconder a terra e embelezar ainda mais a base de seus vasos.

Algumas sugestões em locais de meia sombra, mas com bastante luz:

  • Gota-de-orvalho – (Evolvulus pusillus)
Foto Valerio Romahn
  • Margaridinha-amarela – (Wedelia paludosa)
Nakornthai Shutter_Shutterstock
  • Dinheiro-em-penca – (Callisia repens)
Foto Valerio Romahn
  • Planta-dólar (Pilea nummulariifolia)
Sije18_Shutterstock

Existem muitas outras para forração de vasos, como a Grama-preta-anã (Ophiopogon japonicus ‘Nana’), Hera (Hera spp.), Hera-roxa (Hemigraphis alternata) , mas fique atento as dicas para o plantio de forraçoes:

  • Ao montar um vaso mix, lembre-se sempre de escolher plantas com as mesmas exigências de cultivo.
  • Se for cultivar a forração em um vaso que já tenha outra espécie maior, antes afofe a terra ao redor do pé da planta, retire um pouco do substrato, acrescente húmus de minhoca e devolva a mistura no plantio da forração.
  • Quanto à fertilização, adube a forração espalhando esterco bem curtido na base das folhas. No caso da planta maior, perfure o solo até o nível de suas raízes e acrescente adubo de liberação lenta. Regue bem em seguida.

Sugestões de forrações com pequenos frutos e ervas para locais de sol pleno:

  • Moranguinho (Fragaria x ananassa)
Soyka_Shutterstock
  • Poejo (Mentha pulegium)
Inacio pires_Shutterstock

Entre outras como: Hortelã (Mentha spp.), Manjericão (Ocimum basilicum), Orégano (Origanum vulgare), Adoçante-asteca (Lippia dulcis), Adoçante-estévia (Stevia rebaudiana).

O ESPECIALISTA

EDILSON GIACON tem mais de 40 anos de experiência na produção de espécies ornamentais, frutíferas, nativas e plantas em risco de extinção.

É proprietário da Ciprest Mudas e Plantas.

Essa reportagem foi publicada na edição 419 da Revista Natureza.  Para adquirir, clique aqui.

[wpcs id=9559]