A Nepenthes rajah não se contenta com insetos, é tão grande que captura pequenos vertebrados como ratos e pássaros. Apesar de “feroz”, está em risco de extinção

Texto: Roberto Araújo Foto: SOMSAK 2503 Shutterstock

Isso sim é uma planta carnívora com apetite voraz. A Nepenthes rajah pode armazenar até 3,5 litros de líquido digestivo em seu jarro, que mede quase meio metro de altura e 20 cm de largura. Mais do que uma simples armadilha para insetos, essa “rainha”das plantas carnívoras também consegue capturar pequenos vertebrados como ratos e pássaros. Ela redefine o que é entendido por predadores no reino vegetal. Nativa de Bornéu, a planta utiliza seu néctar adocicado para atrair presas ao seu jarro colossal. Uma vez dentro, a fuga é quase impossível, e a presa é decomposta pelo líquido digestivo da planta, fornecendo-lhe nutrientes essenciais.
No entanto, mesmo com toda sua majestosidade, a Nepenthes rajah está seriamente ameaçada de extinção. Entre perda de habitat e coleta ilegal, essa cruel gigante do mundo vegetal prova ser vulnerável e necessitada de proteção.

[wpcs id=9559]