No próximo dia 25 de janeiro começa a edição de verão do Salão de Botânica, na zona sul da capital. O evento ocorre até o dia 28 e é uma oportunidade para o público conhecer coleções históricas de plantas, além de curiosidades sobre espécies nativas, exóticas e ameaçadas de extinção. O objetivo do encontro é fomentar o conhecimento sobre a flora, além da importância da conservação.

Foto Paulo Gil

Entre as atrações está uma ampla amostra da coleção de orquídeas e bromélias exclusivas. Sucesso na edição de inverno, as plantas carnívoras estão garantidas na exposição. Elas possuem características únicas às quais permitem capturar e digerir pequenos animais a fim de obter nutrientes. Algumas têm folhas em forma de armadilhas que fecham rapidamente quando o inseto toca seus “pelos”; outras obtém o alimento por meio de líquidos digestivos que afogam suas presas após atraí-las. Essas plantas possuem dieta variada incluindo insetos, aranhas, crustáceos e até mesmo pequenos vertebrados, embora este último caso seja mais raro. Os visitantes poderão observar ainda exemplares comumente encontrados nas residências, a exemplo das suculentas e cactos conhecidos por suas adaptações especiais para armazenar água em folhas, caules ou raízes, o que os permitem sobreviver em ambientes áridos e com escassez hídrica. Também haverá exposição de fotografias com registros de aves raras e a localização de ninhos e de produtos de abelhas brasileiras sem ferrão como mel, própolis e cera.


Foto Reserva Parques
Foto Paulo Gil

Novidades

O Salão de Botânica – Verão contará ainda com atividades promovidas pela equipe de educação ambiental, sem custo adicional para o público que adquirir o ingresso do Jardim Botânico. Para garantir a vaga, as inscrições podem ser feitas por meio do link do Botânico.

Passarinhada

No dia 26 de janeiro, a partir das 7h00, com saída da bilheteria, o público pode avistar e saber mais sobre as aves que habitam a Mata Atlântica na região.

Palestra sobre observação de aves e ciência cidadã

A partir das 10 h, o biólogo e guia de observação de aves, Alex Mesquita, ministra palestra no espaço Casarão.

Oficina de confecção de mini terrários

Também no dia 26 de janeiro, às 14h30, na área de piquenique, aprenda a criar seus próprios ecossistemas em pequenos recipientes. Esta é uma oportunidade para quem se interessa pelo tema ou simplesmente deseja experimentar algo novo.

Oficina de cuidados e cultivo de orquídeas

Em 27 de janeiro, às 10h30, no espaço Salão de Botânica será promovida a oficina onde o visitante poderá explorar tudo o que precisa saber para manter suas orquídeas saudáveis e floridas. Nessa oficina serão abordados tópicos como os diferentes tipos, técnicas de replantio, rega adequada, adubação, controle de pragas e muito mais.

Caminho das Águas

Uma caminhada histórica pelo Jardim Botânico Já em 28 de janeiro, a partir das 14h30, com saída do Museu Botânico, os visitantes serão guiados pelas trilhas do jardim que abriga as nascentes do famoso Riacho do Ipiranga.

Foto Reserva Parques
Foto Reserva Parques

Salão de Botânica

  • A programação pode ser alterada em razão das condições climáticas
  • Data: 25 a 28 de janeiro Horário: das 9h às 17h
  • O grupo inscrito na Passarinhada poderá entrar no local a partir das 7h
  • Local: Jardim Botânico Endereço: Av. Miguel Estefno, 3031 (Água Funda), São Paulo, SP
  • Ingressos e informações: A partir de R$19,90 (inteira para compra antecipada no site)

[wpcs id=9559]