Perfeito para decorar o jardim, este pinheirinho é fácil de fazer e permanece bonito por muito tempo

— Por Christiane Fenyö | Fotos Josi Cardoso

Pinheiros de Natal são presença obrigatória em qualquer decoração para as festas de fim de ano. Porém, você pode inovar e, em vez de comprar uma árvore, montar uma de aspecto bem natural com suculentas. É só moldar um cone com tela de arame, preenchê-lo com  musgo esfagno e depois acomodar as mudinhas. O resultado é surpreendente e, como as suculentas se desenvolvem bem nessa condição, você pode manter a arvorezinha no jardim por um bom tempo.

Para elaborar o passo a passo, a jardinista Josi Cardoso usou um vaso com  28 cm de diâmetro e uma tela de arame de 50 cm x 70 cm, o que resultou em uma arvorezinha de 80 cm de altura. Porém, você pode criar  arranjos menores ou maiores. A única exigência é que a base do cone moldado com a tela tenha o mesmo diâmetro que a boca do vaso.

MATERIAL NECESSÁRIO

• Um pedaço de 50 cm x 70 cm de tela de hexagonal galvanizada (aquela usada em galinheiros)
• Fio de arame nº 22
• Alicate de corte
• Musgo esfagno
• Vaso de cerâmica com 23,5 cm de altura e 18 cm de diâmetro
• Argila expandida
• Palito de ferro
• Mudas de suculentas variadas e coloridas, entre 3 cm e 5 cm de caule cada uma
• Grampos de cabelo nº 05
• Mudas de suculentas colar-de-pérola com cerca de 35 cm de comprimento
• Hormônio enraizador

PASSO A PASSO

1. Enrole a tela na diagonal de modo a formar um cone com 18 cm de diâmetro. Depois use um pedacinho de arame para prender as pontas da tela no topo e na base do cone.

2. Com o auxílio do alicate, corte a tela que sobrou na lateral. Use pedacinhos de arame para fazer pelo menos mais três amarrações na  lateral do cone, de modo que ele fique firme.

3. Preencha o cone com musgo esfagno. É importante compactar bem o material e encher o cone até a boca. Vire-o de boca para baixo e modele-o com a mão.

4. Encha o vaso com argila expandida e acomode sobre ele o cone. A peça de arame deve ser encaixada entre a boca do vaso e a argila expandida para ficar bem firme.

5. Regue abundantemente toda a estrutura para o musgo ficar bem úmido e deixe escorrer por alguns minutos. Depois, com o auxílio do palito de ferro, faça um pequeno furo no musgo para encaixar a primeira muda.

6. Se ela tiver o caule muito longo ou for muito pesada, use um grampo de cabelo para fixá-la no lugar. Repita o processo até preencher  todo o cone com suculentas.

7. Para decorar o vaso, com o auxílio de um grampo, prenda uma extremidade da muda de colar-de-pérola na base do cone. Deixe a suculenta pender, formando um arco, e prenda a outra extremidade em outro ponto da base do cone.

8. Pegue um ramo de suculenta, coloque um pouco de musgo na raiz e prenda tudo com arame para criar um arranjo. Molde um pedaço de arame em forma de anzol e use-o para prender o arranjo na boca do vaso.

9. Prenda uma suculenta rosa-de-pedra na base do arranjo, para esconder a amarração, e regue tudo com hormônio enraizador.

[wpcs id=9559]