Aprenda a montar este charmoso conjunto vertical de jardineiras
— Por Ana Luísa Vieira | Criação e fotos Josi Cardoso
Da varanda a um cantinho esquecido do jardim, qualquer espaço pode ganhar uma cara nova com a ajuda desta cascata de flores desenvolvida pela jardinista Josi Cardoso. A estrutura, que à primeira vista parece ser composta por vários vasos de cerâmica apoiados uns nos outros, é na verdade montada com jardineiras empilháveis de polietileno, da Vasart (www.vasart.com.br), dotadas de um sistema de encaixe. Nos recipientes, vale cultivar espécies com texturas e cores diferentes para dar dinâmica à composição. Dê preferência a plantas pendentes e floríferas cujas exigências sejam compatíveis com a insolação do local onde a cascata será implantada. Na criada por Josi, foram usadas mudas de gerânio pendente (Pelargonium peltatum), minipetúnia (Calibrachoa hybrid) e carrapicho-amarelo (Bidens ferulifolia).
MATERIAL NECESSÁRIO
• Kit de módulos para a montagem de jardineiras verticais, da Vasart
• Argila expandida
• Manta bidim
• Furadeira com broca de 12 mm
• Substrato para floreiras – ele é composto por casca de pínus, húmus, vermiculita e NPK 4-14-8 – e vendido pronto em garden centers
• Mudas de espécies pendentes e florífera
PASSO A PASSO
1. Com a ajuda de uma furadeira, abra pequenos furos na parte inferior das jardineiras. Eles serão os responsáveis por escoar o excesso da água das regas.
2. Para montar a camada drenante, preencha o fundo de uma das jardineiras com argila expandida. Em seguida, acomode um pedaço de manta bidim.
3. Sobre a manta bidim, coloque um pouco de substrato para floreiras. Depois, acomode as mudas junto às bordas do recipiente. Assim, elas crescerão pendendo para fora.Para criar uma cascata bem colorida, Josi usou espécies diferentes em cada uma das aberturas.
4. Preencha o restante da jardineira com substrato, tomando o cuidado de cobrir bem as raízes das plantas.
5. Com cautela para não danificar as espécies, encaixe um novomódulo sobre a jardineira já pronta.
6. Repita o procedimento para criar a camada drenante e plantar as mudas no novo recipiente. Continue o processo até finalizar a montagem da cascata. Depois regue.
7. Para manter a cascata vistosa, a jardinista recomenda molhar as plantas duas vezes por semana, adubá-las com NPK 4-14-8 a cada 15 dias e fazer podas de contenção conforme as necessidades de cada espécie.