Mostra gratuita acontece de 13 a 27 de agosto e reúne produções artísticas e grafites de jovens alunos da rede pública do município sobre o consumo consciente da água
A exposição Arte Urbana – Consumo Consciente da água estará aberta para visitação de 13 a 27 de agosto no Parque Shopping Barueri. A mostra tem o objetivo de compartilhar com todos os visitantes as obras e reflexões dos alunos da rede pública das cidades que participaram do projeto cultural que levou para os muros de suas escolas a arte do grafite para discutir o consumo consciente da água.
Um destaque na programação da Mostra é o Live Painting, uma ação em que o artista visual profissional da cidade, Jamil Santos, apresenta ao vivo e também gratuitamente as técnicas de grafite. O artista foi o responsável pela monitoria do grafite coletivo do projeto na cidade, realizado em junho pelos próprios estudantes. O Live Painting será realizado no dia 24.08 das 14h às 18h (Piso L2 próximo à loja Riachuelo). Inscrições pelo site www.parqueshoppingbarueri.com.br
SOBRE O PROJETO
É uma iniciativa cultural que promove o estudo da arte e a realização de obras de grafite em muros de escolas públicas. Os participantes são alunos das escolas, que recebem a ajuda de grafiteiros locais para criarem as obras, inspiradas no tema do consumo consciente da água. O resultado dos trabalhos é revelado na exposição Arte Urbana, que ficará em cartaz nas cidades de Suzano e Barueri.
O Projeto Arte Urbana impactou 1.200 alunos da rede pública em Barueri. As duas oficinas pedagógicas tiveram a participação de 26 professores e a enquete popular realizada em maio contabilizou mais de 72 mil votos para a escolha dos desenhos que seriam a inspiração para o Dia do Grafite, intervenção coletiva que contou com a presença de 38 estudantes para grafitar os muros das duas escolas vencedoras: a Professora Alayde Domingues Couto Macedo, no Jardim Silveira, e a Professor Itajahy Feitosa Martins, no Parque dos Camargos.
O projeto tem o patrocínio da Ecolab, por meio do programa de fomento paulista ProAC ICMS da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo. A realização é da Flamingo Comunicação. Na cidade de Barueri teve ainda o apoio da Diretoria de Ensino da Região de Itapevi e do Parque Shopping Barueri.
ETAPAS DO PROJETO
Apresentação da iniciativa – Encontros com professores para apresentação da história da arte do grafite e das atividades sobre o tema que vai inspirar as obras dos alunos.
Produção dos alunos – Professores aplicam a sequência didática e as atividades na sala de aula e os estudantes criam ilustrações relacionadas ao tema
Escolha das escolas – Comissão julgadora e voto popular indicam as escolas com melhores ilustrações. Elas ganham o Dia do Grafite, com workshop e pintura de muros.
Workshop de grafite – Os alunos das escolas contempladas recebem um workshop sobre arte mural e técnicas do grafite, ministrado pelo grafiteiro do projeto.
Pintura de muros – Muros das escolas são grafitados coletivamente pelos participantes do workshop, inspirados nas ilustrações dos alunos, com monitoria do grafiteiro.
Exposição – As ilustrações e as obras grafitadas nos muros são reunidas e apresentadas na exposição Arte Urbana, que percorre as cidades participantes.
A INSPIRAÇÃO DAS OBRAS
A água é um dos temas mais discutidos na atualidade não só pela sua importância para a manutenção da vida humana, mas também por seu papel relevante na sociedade e na formação cultural dos povos. Vista como fonte de desenvolvimento econômico, além de inspiração artística que passa de geração em geração, a água foi considerada, durante muito tempo, como um recurso natural inesgotável e disponível.
Para inspirar as obras pintadas nos muros das escolas, é incentivada a reflexão dos alunos sobre a gestão dos recursos hídricos no Brasil e a busca de soluções para o consumo consciente.
ARTISTA
Jamil Santos (@jamil_cheiratintacrew) faz parte do grupo Cheira Tinta e é grafiteiro desde 2006. A arte transformou sua vida e atualmente é também professor de grafite. Alguns de seus alunos atuam como educadores sociais, outros vivem de arte comercializando seus trabalhos, o que revela como a arte é transformadora. Desenvolveu vários projetos como educador para a Prefeitura Municipal de Barueri, Prefeitura Municipal de Jandira, centros comunitários de Barueri e em Osasco. Participa de eventos pelo Brasil como o “art in home”, “origraffes”, “grafite contra enchente”, “vem comigo hip-hop arte”, “essência de rua” e outros.
EXPOSIÇÃO ARTE URBANA
De 13 a 27/08/24
Segunda a sábado – das 10h às 22h
Domingos e feriados – das 12h às 20h
Parque Shopping Barueri
Rua Gen. de Divisão Pedro Rodrigues da Silva, 400 – Aldeia, Barueri – SP
ENTRADA GRATUITA