Uma curiosidade: na sede da Editora Europa, tem uma trepadeira linda no quiosque: uma tumbérgia-azul (Thunbergia grandiflora). Um belo dia, veio nos visitar a Marilua Feitoza, editora da coleção Plantas Medicinais e de PANC – Plantas Alimentícias Não Convencionais editada e lançada pela Editora Europa, e, ao passar pela tumbérgia, mencionou que aquela flor tinha gosto de cogumelo. Rapidamente, Marilua apanhou uma e depois de provar podemos garantir: a tumbérgia tem mesmo gosto de cogumelo e não faz mal algum. Agora, na sua salada, já sabe: é só lavar a flor e servir para a sua família.
É sempre um enorme prazer experimentar novos sabores da natureza, além do tomate e da alface. O problema é saber qual planta comer e, principalmente, como pode ser preparada. Para conhecer e se informar mais sobre PANCs, o livro Plantas Alimentícias Não Convencionais, de Marilua Feitoza, resolve esse problema com maestria. Detalha como é a planta e depois dá a receita em detalhes para ser feita em casa. Mostra ainda o prato em fotos de alta qualidade. Todas as receitas são veganas e as plantas podem ser cultivadas em qualquer lugar do Brasil. Um livro com foco na saúde e na alegria de comer bem. Para outras informações, acesse o site da Editora Europa.
A ESPECIALISTA
MARILUA FEITOZA, 41 anos, é jornalista e herborista. Nascida em Manaus, morou em Curitiba e com 15 anos de prática em vários setores da imprensa, achou que devia compartilhar seus conhecimentos das plantas, criou o Jardim da Marilua e escreve livros. Para ter fundamentos no que faz, mudou-se para o Sítio Gramado, no Vale da Ribeira, SP, onde cultiva o que come e cuida com plantas medicinais das três filhas.