Aprenda a fazer, a partir de suportes para botijão de gás, um lindo enfeite com plantas para decorar o jardim ou as paredes
– Por Laura Neaime | Fotos e produção Josi Cardoso
O paisagismo vertical – que lança mão de acessórios e painéis fixados em paredes e até mesmo em árvores – é uma ótima solução para complementar a decoração do jardim e de ambientes internos. As opções são inúmeras e vão de peças caras e rebuscadas a enfeites que você mesmo pode criar em casa, como esta guirlanda de suculentas.
Fácil de fazer, a composição usa um suporte plástico para botijão de gás de 29 cm de diâmetro como base para cultivar as plantas e não requer muita manutenção: como base para cultivar as plantas e não requer muita manutenção: como todas as espécies são xerófitas – de clima árido –, elas não precisam ser regadas com frequência e, às vezes, podem ficar até 40 dias sem água.
Para que a combinação de plantas da guirlanda fique interessante, a jardinista Josi Cardoso, que criou o modelo apresentado nesta reportagem, recomenda usar espécies com cores e formatos diferentes. Vale até inserir em meio às rosas-de-pedra (Echeveria sp.) e demais suculentas algumas tilândsias (Tillandsia ionantha) – a espécie é uma bromélia de folhagem alongada que se desenvolve bem em ambientes áridos.
MATERIAL NECESSÁRIO
• 1 suporte plástico para botijão de gás de 29 cm de diâmetro
• vermiculita tamanho médio
• fibra de coco
• musgo esfagno desidratado
• 5 m de arame nº 20
• grampos de cabelo
• alicate de corte
• tesoura
• corda de sisal
• suculentas variadas e tilândsias de pequeno porte
PASSO A PASSO
1. Preencha o suporte plástico com vermiculita até 1 cm da borda.
2. Em seguida, cubra a vermiculita com uma camada de 3 cm de fibra de coco.
3. Coloque o musgo esfagno desidratado em uma bacia com água por alguns segundos. Retire-o e escorra o excesso de água apertando com as mãos.
4. Disponha o musgo já hidratado sobre a fibra de coco. Com as mãos, pressione o material de forma que as bordas fiquem levemente arredondadas.
5. Passe o arame em volta do suporte, prendendo o musgo à estrutura de plástico. Depois, usando um dos pés do suporte como base, faça um gancho com o arame. Ele servirá para pendurar a guirlanda.
6. Começando pela parte de baixo da guirlanda (o ponto oposto ao gancho criado com arame), faça furos no musgo com o auxílio de uma tesoura. As aberturas devem ter a largura das raízes das suculentas.
7. Retire o excesso de terra e de raízes de uma suculenta e acomode a espécie no furo aberto com a tesoura.
8. Corte as hastes de um grampo de cabelo com um alicate, de modo que ele fique com cerca de 3 cm. Com a peça cortada, fixe a suculenta ao musgo. Repita os passos 6, 7 e 8 para plantar suculentas em toda a guirlanda, intercalando as espécies. Passe corda sisal no gancho feito com o arame e pendure a guirlanda no jardim ou dentro de casa.