Como criar um jardim naturalista com plantas que atraiam pássaros, insetos e outros polinizadores

TEXTO: Edilson Giacon | FOTO: Lois GoBe – Shutterstock

Garanta alimento para a fauna do seu jardim criando um jardim naturalista. Para isso, basta cultivar as plantas nativas certas, aquelas que crescem de forma espontânea e informal, em meio a capins e outras espécies rústicas. As plantas indicadas aqui não ultrapassam 1 m de altura e exigem baixíssima manutenção.

No seu projeto, reserve um trecho do terreno para que pássaros, beija-flores, borboletas, abelhas, insetos e outros polinizadores possam se concentrar, encontrando alimento, refúgio e espaço para reprodução. Lagartos, lesmas, caramujos, anfíbios, pequenos mamíferos e até formigas — elas mesmas, principalmente as cortadeiras — podem marcar presença, pois são fundamentais para manter a saúde das plantas, do solo e até da água, preservando o equilíbrio ecológico de todo o entorno.

  • Milho-de-grilo (Lantana trifolia): Dá frutos comestíveis e doces. É muito atrativo a abelhas melíferas.
FOTO: A. Purwanto – Shutterstock
  • Fruto-do-canário (Varronia polycephala): As suas flores brancas atraem abelhas melíferas.
  • Helicônias nativas (Heliconia spp.): As sementes são adoradas por pássaros.
  • Erva-baleeira (syn. Varronia curassavica): É medicinal e os frutos atraem pássaros.
  • Picão (Bidens pilosa): É uma PANC e também atrai pintassilgo, bico-de-lacre e outros pássaros.
FOTO: khairulfikri.co – Shutterstock

1. Prepare uma área de 3 x 3 m do terreno. No centro, em um raio de 1 m2, cave a terra para fazer um rebaixamento do solo. Isso servirá como um reservatório natural para acumular a água da chuva e facilitar a sua infiltração na terra. Espalhe por cima uma camada de areia de construção e, em seguida, uma cobertura de pedra britada, que pode ser pedriscos, pedregulhos ou pedras.

2. Misture areia grossa e húmus de minhoca na proporção de 10 litros para cada metro quadrado de área e espalhe no entorno, afofando e misturando ao solo.

3. Depois, basta plantar as espécies rústicas e nativas que preferir pelo jardim. Algumas das plantas da lista que preparei podem até ser consideradas “mato”, mas, quando cultivadas, ficam lindas, especialmente durante a floração. Grande parte delas é fonte de sementes, flores, néctar e perfume e isso é muito atrativo aos visitantes do jardim.

4. Feito isso, disponibilize frutas e água fresca em comedouros, bebedouros, casinhas de pássaros e de abelhas, que podem ser comprados em lojas de jardinagem ou criados por você. Assim que os pássaros começarem a visitar a área, você perceberá o espaço sendo povoado aos poucos por outros pequenos habitantes. Novas plantas e frutíferas surgirão espontaneamente, e todo esse ecossistema se transformará em um ambiente autossustentável.

Saíra-militar (Tangara cyanocephala)
FOTO: Andrew M. Allport – Shutterstock

Edilson Giacon tem mais de 40 anos de experiência na produção de espécies ornamentais, frutíferas, nativas e plantas em risco de extinção. É proprietário da Ciprest Mudas e Plantas.

Leia essa e outras reportagens na edição 440 da revista Natureza. Acesse o site da Editora Europa para adquirira a sua.