Foto: Divulgação

Horta Bons Frutos surgiu com apoio do Instituto Elos em 2014 e, mais de dez anos depois, está entre os vencedores da 1ª edição do Prêmio de Agricultura Urbana

Vilma Lucia Novetti Barros, mais conhecida como dona Vilma, viveu mais um capítulo emocionante para a Horta Bons Frutos. Em Brasília, ela recebeu, ao lado de Vinicius Sakamoto, também voluntário da horta, o troféu do Prêmio de Agricultura Urbana, concedido pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome durante a 5ª Conferência Global, do Programa de Sistemas Alimentares Sustentáveis (PSFS) – One Planet. 

A partir da temática “Iniciativas que Promovem a Alimentação Saudável e a Inclusão Social e Produtiva nas Cidades”, o prêmio reconhece iniciativas que ajudam a  promover a alimentação saudável, a inclusão social e produtiva e a resiliência à crise climática, em especial em territórios urbanos e periurbanos em situação de vulnerabilidade e risco social nos municípios brasileiros. Além do troféu, as iniciativas selecionadas receberam R$ 30 mil para seguir com suas atividades. 

Espaço para sonhos comunitários

Foto: Divulgação

Com mais de dez anos de atuação, a Horta Bons Frutos tornou-se referência na Baixada Santista, como um projeto de desenvolvimento sustentável e comunitário. O projeto surgiu a partir de um sonho comunitário de quatro mulheres, que desejavam fornecer uma alimentação mais saudável para as crianças da região, gerando renda e impactos positivos para a comunidade local, com apoio do Instituto Elos.

O espaço abriga também o projeto Óleo Noel, que envolve os jovens do bairro na coleta de óleo usado na comunidade e de resíduo orgânico para compostagem. Além disso, o projeto Horta Terapêutica propõe um espaço de troca de saberes sobre o cultivo de plantas, em que o contato com a terra e com a natureza também promove afeto, bem-estar e laços comunitários. 

Afeto, inclusive, é uma palavra que pode explicar a importância simbólica da horta para a identidade do Jardim São Manuel: desde que foi criado, em 2014, o local a tem sido um ponto de encontro para reuniões e outras atividades que buscam ampliar os sonhos das famílias do bairro. Entre flores e plantas, frutificam projetos que só ampliam o sentimento de pertencimento dos moradores, e a vontade de compartilhar ao mundo a força e a riqueza cultural da comunidade. 

Foto: Divulgação

Para a diretora-executiva do Instituto Elos, Thais Polydoro, a Horta Bons Frutos é uma das principais materializações da metodologia da organização, que produz tecnologias sociais a partir do fortalecimento de relações humanas em vários formatos de comunidade. Não basta conquistar um sonho: é preciso ampliar o legado e trabalhar com o fortalecimento diário dos vínculos, como porta de entrada para transformações sociais.

“Estivemos lado a lado da comunidade quando havia o sonho da horta, mas deixamos o espaço como um convite para que outras parcerias surgissem para fortalecer o projeto. Hoje, a Horta é autogestionada pela comunidade, possui parcerias com prefeituras, setor privado, o que concretiza o propósito do Elos: iniciamos possibilidades, e abrimos caminhos para novos laços.”, comenta. 

Hoje, as lideranças do Jardim São Manoel também participam da Rede de Comunidades 013, espaço de troca de experiências entre pessoas que estão à frente dos territórios periféricos da Baixada Santista, oferecido pelo Instituto Elos. Outra iniciativa também situa a Horta Bons Frutos como ponto de referência para a História do Jardim São Manoel: ao lado dos moradores do bairro, e com apoio do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo, o Instituto Elos está construindo um museu itinerante sobre o bairro. A horta deve ser um dos locais a fazer parte daquele que deve ser o primeiro museu dedicado a uma periferia na Baixada Santista. 

Para saber mais acesse Instituto Elos ou @hortabonsfrutos_