A impressão que se tem é de que as manchas dessa orquídea foram pintadas à mão

– Por Clara Vieira | Fotos por Valerio Romahn

O formato marcante da flor da falenópsis (Phalaenopsis hybrid) rendeu a ela o nome popular de orquídea-borboleta. E parece mesmo! Grandes e arredondadas, suas pétalas lembram as asas do inseto e alegram o jardim por bastante tempo – as flores da espécie duram até três meses. Por ser facilmente encontrada em garden centers e até em supermercados, a falenópsis é a orquídea mais comercializada em todo o mundo. Ela foi desenvolvida a partir de muitos cruzamentos e, todos os anos, os holandeses desenvolvem novos híbridos da planta com flores em tons diferentes. As orquídeas apresentam flores com texturas delicadas e parecem pintadas à mão, com tons vibrantes e suaves.

FLORES PENDURADAS

Uma característica especial da falenópsis é que suas hastes floridas tendem a crescer para baixo. “Por isso, os colecionadores mantêm a espécie em troncos de árvores ou cachepôs pendentes em paredes, para que as hastes pareçam cachoeiras de flores”, explica o orquidófilo Erwin Bohnke. Cada orquídea pode ter até duas hastes florais, onde despontam de sete a 10 flores. Elas geralmente surgem na primavera e no verão, mas é comum a falenópsis florescer mais de uma vez ao ano. “Isso geralmente ocorre quando há mudanças bruscas de temperatura, o que estimula a floração”, explica Gouveia.

As pétalas são como telas, onde manchas coloridas criam efeitos variados

COMO CULTIVAR

A falenópsis aprecia temperaturas entre 18° C e 28° C e não suporta o frio. Por ser uma planta epífita, deve ser cultivada presa aos troncos de árvores ou em vasos com casca de pínus. Porém, ela não suporta receber sol direto, devendo ser mantida em local sombreado e bem ventilado.

A espécie deve ser regada diariamente ou a cada dois dias e adubada semanalmente, de forma alternada, com NPK 20-20-20 e NPK 4-14-8. Outra dica importante é, após a queda das flores, cortar as hastes a 5 cm da base, pois isso ajuda a orquídea-borboleta a reunir forças para a florada seguinte.


FALENÓPSIS EM DETALHES

• Nome científico: Phalaenopsis hybrid
• Nomes populares: falenópsis e orquídea-borboleta
• Família: orquidáceas
 Origem: Ásia
• Características: epífita de crescimento semipendente
• Flores: em formato de borboleta, com diversas combinações de cores
 Folhas: alongadas, verde-escuras
 Substrato: pode ser cultivada em troncos de árvores ou em vasos com casca de pínus
 Luz: sombra
 Clima: tropical
 Regas: diárias ou a cada dois dias
 Podas: quando todas as flores caírem, corte as hastes a aproximadamente 5 cm da base
 Adubação: aplique alternadamente NPK 20-20-20 e NPK 4-14-8 uma vez por semana

[wpcs id=9559]