Tecnologia já apresentou bons resultados e começou a ser comercializada

Uma startup americana criou uma película vegetal que promete aumentar em até duas vezes o tempo de durabilidade de frutas e verduras. O principal objetivo da ação é reduzir o desperdício de alimentos.

O Edipeel, desenvolvido pela Apeel Sciences, na Califórnia, é feito à base de plantas e aplicado como um revestimento invisível, sem aroma ou sabor em frutas e verduras. Seu principal componente é o ácido graxo, que funciona como uma barreira que retarda os dois principais processos que causam o apodrecimento dos alimentos: perda de água pela evaporação e a oxidação. Não há alterações no sabor, aroma ou propriedades nutricionais dos produtos, uma vez que a película apenas potencializa um mecanismo que as plantas já têm.

Na imagem, uma comparação entre morangos sem e com a película após cinco dias

Nos Estados Unidos, é possível encontrar abacates revestidos pela película. Por enquanto a tecnologia está sendo comercializada apenas no abacate, pois a fórmula da película não é a mesma para todas as frutas e vegetais e ainda precisa de alguns ajustes finais.O plano é ter versões em breve para aspargos e cítricos variados.

No site da startup é possível encontrar um vídeo ilustrativo do processo e mais informações.