Conheça alguns aplicativos que ajudam na identificação de plantas e no planejamento do paisagismo
– Por Marina Gabai
Os celulares, que graças à enorme variedade de aplicativos oferecidos se transformaram em equipamentos quase indispensáveis no dia a dia das pessoas, também ajudam a simplificar a vida dos jardinistas. Hoje existem softwares capazes de identificar plantas a partir de fotos, orientar sobre como distribuí-las no jardim e que fornecem informações técnicas sobre uma grande variedade de espécies. Os mais conhecidos são em inglês e ainda estão longe do ideal, mas a expectativa é que melhorem com o tempo. Conheça alguns deles:
PL@NTNET
A ferramenta colaborativa identifica plantas silvestres a partir de fotos. Funciona assim: o jardinista envia uma imagem da planta desconhecida e o aplicativo a compara com as fotos catalogadas em seu sistema. A vantagem em relação a outros programas do tipo é que a identificação pode ser feita a partir de qualquer órgão da planta. As fotos das espécies corretamente identificadas ficam armazenadas no banco de dados e passam a ser usadas em futuras comparações. O Pl@ntnet é gratuito e está disponível para sistemas Android e iOS.
LEAFSNAP
O software tem funcionamento similar ao do Pl@ntnet, mas identifica as plantas apenas com base nas folhas. O jardinista tira uma foto da folha da espécie desconhecida – de preferência em fundo branco – e o aplicativo apresenta uma lista de plantas cujas folhas coincidem com aquele padrão. Gratuito, o Leafsnap é compatível apenas com iOS.
BOTANY BUDDY
Com um acervo de mais de mais de 2 mil espécies, o Botany Buddy é um aliado na hora de escolher as melhores plantas para montar o jardim. Ele agrupa as espécies com base em características como cor, sementes, tempo de exposição ao sol, necessidade de insolação e período e duração da florada, facilitando a pesquisa. O software funciona apenas em aparelhos com sistema iOS e custa US$ 9,99.
GROW PLANNER
Esse aplicativo é voltado para quem quer montar um jardim ou horta do zero. Ele cria um projeto digital, onde o jardinista pode demarcar o espaço que as espécies vão ocupar no jardim. O banco de dados do programa apresenta as principais características de cada planta e informações como o espaçamento que deve ser deixado entre as mudas. Disponível para iOS, ele custa US$ 7,99.