Texto: Aida Lima

O evento on line promovido pela WallPlant Jardins Verticais chegou à 9ª edição e contou com a participação de diversos profissionais da área de paisagismo e jardinagem de todo o País. Os trabalhos foram avaliados em categorias variadas que determinava projetos de grande impacto visual, os que tiveram o seu uso em locais que o público gostaria de ver, os que se destacaram pela estética harmoniosa, entre outras.

A votação aberta aconteceu pela internet durante o mês de fevereiro e o público escolheu os vencedores do primeiro, segundo e terceiro lugar. Quem votou também participou de um sorteio e o ganhador foi contemplado com brindes.

Os autores dos três jardins mais votados ganharam prêmios e o jardim campeão terá a manutenção garantida pela WallPlant para ficar ainda mais bonito.

Conheça os jardins verticais ganhadores:

Foto Divulgação

1o lugar
Projeto de Luara Richter Paisagismo @luarapaisagismo

Com 4,80 m x 2,60 m, o jardim vertical da área da piscina do apartamento de cobertura foi executado com mudas de renda-portuguesa (Davallia fejeensis), hera-verde (Hedera helix), aspargo-alfinenete (Asparagus aethiopicus), peperômias (Peperomia serpens ‘Variegata’), Cissus (Cissus tricuspidata) e singônios (Syngonium angustatum), entre outras lindas folhagens. Elas foram escolhidas para que o painel verde ganhasse um colorido especial, com variações de tons de verde. Rústicas e muito ornamentais, elas crescem bem tanto sob sol quanto meia-sombra.

O teto de vidro do ambiente é retrátil e isso ajuda muito na circulação de ar do local, o que preserva as plantas do surgimento de pragas e doenças. E para que mantenham sempre o vigor, recebem água na medida certa, graças ao sistema automático de irrigação instalado na estrutura.

Foto Divulgação

2o lugar
Projeto de Lilian Casagrande Paisagismo @liliancasagrandepaisagismo


Executado em um ambiente interno, o jardim vertical cheio de recortes emoldura a divisa da sala de estar para a sala de jantar da residência. Entre as folhagens utilizadas pela paisagista estão trapoeraba-peluda (Siderasis fuscata), filodendro-Brasil (Phillodendron hederaceum), filodendro-limão (Philodendron oxycardium) e jiboia (Epipremnum aureum), com o toque colorido das inflorescências de antúrios (Antirrhinum majus) vermelhos e brancos.

Foto Divulgação

3o lugar
Projeto de Kalil Ferre Paisagismo @kaliferrepaisagismo

O jardim vertical feito para decorar uma das paredes do spa da residência. Nele foi possível combinar uma série de espécies que crescem bem sob meia-sombra, entre elas costela-de-Adão (Monstera deliciosa), asplênios (Asplenium nidus), peperômias verde-escuro (Peperomia obtusifolia) e verde-limão (Peperomia obtusifolia ‘Gold’) e outras.

9o Prêmio Wallplant de Jardins Verticais
@wallplant
Apoio: @papodepaisagista, @revistanatureza e @forthjardim_oficial

[wpcs id=9559]